Protagonismo Estudantil: Reflexões com os(as) Estudantes

Protagonismo Estudantil... Esse foi o tema do I Encontro realizado pela EMEFM Mariano Ferreira de Nazareth de Domingos Martins/ES.


O Encontro aconteceu no auditório da escola e contou com a participação de todos(as) os(as) estudantes do 50 ano ao 90 ano. Também participaram as professoras, os professores, o diretor, a pedagoga e a coordenadora da escola, bem como alguns profissionais da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a pedagoga Eliana de Deus Sobrinho, que está coordenando as discussões, esse estudo tem como objetivo discutir sobre a importância dos(as) estudantes na Gestão da Escola, bem como refletir sobre o sentido de participação e o sentido de representante de turma.

Esse trabalho faz parte da implementação do Documento Curricular: Uma Produção Coletiva dos Sujeitos lançado ano passado pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Domingos Martins/ES. O Documento foi produzido com a participação de todos(as) os(as) corresponsáveis pela Educação Básica Campesina do município, inclusive com a participação dos(as) estudantes.

Dentre os diversos capítulos do referido documento destaca-se o que trata da Gestão Democrática, tendo em vista que um dos temas desse capítulo chama a atenção para a importância da inserção dos(as) estudantes no debate educacional.

Professora Ana Maria Louzada

A palestra foi proferida pela professora Ana Maria Louzada, que ao longo da sua vida enquanto profissional da educação e enquanto mãe vem defendendo a urgente necessidade de inserir as crianças, os(as) adolescentes e os(as) jovens (estudantes) nas discussões das Políticas Públicas Educacionais, bem como na organização do trabalho Político Pedagógico realizado no cotidiano escolar.

O I Encontro foi um sucesso! Um belo início de discussão...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano Nacional de Educação e Desenvolvimento Sustentável: uma interlocução necessária

ROTINA DE ESTUDOS EM CASA... SUCESSO NA CERTA!